Translate

Brasil cai na final e americana é eleita Miss Universo 2012


Olivia Culpo recebe coroa de brilhantes da angolana Leila Lopes, vencedora do concurso de 2011 Foto: AFP
Olivia Culpo recebe coroa de brilhantes da angolana Leila Lopes, vencedora do concurso de 2011
Foto: AFP

Desta vez chegou perto, muito perto. A gaúcha Gabriela Markus passou pela prova preliminar, pelo desfile de biquini, pela apresentação em trajes de gala e estava quase lá. 
No entanto, quando se viu entre as cinco finalistas do 60º Miss Universo, nesta quarta-feira (19), o resultado não veio: ficou com a quinta colocação. Confortável com a edição realizada em seu país natal, na cidade de Las Vegas, a norte-americana Olivia Culpo foi a grande felizarda, sendo eleita a Miss Universo 2012. Com o título, ela se tornou a oitava mulher dos EUA a conquistar o concurso, cuja disputa começou em 1952. A coroa de brilhantes, símbolo do posto, foi entregue pela detentora do título de 2011, a angolana Leila Lopes.
O resultado frustra as expectativas do Brasil de chegar à sua terceira vitória no evento, o que não ocorre há mais de quatro décadas. As únicas vezes em que o País teve candidatas eleitas Miss Universo foram em 1963 e 1968, soma que o coloca na quarta colocação entre as nações com maior número de títulos no concurso - são dez na posição, como México, Tailândia, Japão e Canadá. No entanto, dentre elas é a nação que há mais tempo não conquista o Miss Universo. EUA, Venezuela, Porto Rico e Suécia lideram a lista com, respectivamente, oito, seis, cinco e três títulos.
Além do concurso principal, a edição de 2012 premiou, como faz anualmente, vencedoras de duas categorias distintas ao evento principal. A guatemalteca Laura Gody Calle, 24 anos, foi eleita Miss Simpatia - título que lhe deu uma premiação de US$ 1 mil. Já a chinesa Ji Dan Xu ganhou a prova de melhor traje típico, disputada no último fim de semana e anunciada antes do fim do concurso.

Se gostou, compartilha... :)