Campeão peso-pena revela detalhes de sua preparação para enfrentar o ex-campeão dos leves, como, por exemplo, voltar a treinar jiu-jítsu de quimono.
Há mais de um ano parado, José Aldo tem pela frente um dos maiores desafios da carreira. No próximo sábado, no UFC 156, em Las Vegas (EUA), o campeão peso-pena do Ultimate coloca o cinturão em jogo contra o americano Frankie Edgar, em um confronto que estava marcado inicialmente para outubro de 2012. Um acidente de moto três semanas antes da luta deixou o brasileiro fora de combate, o que serviu de mais motivação para o manauara.
- Naquela ocasião a gente tinha só um mês de treinamento, já que a luta inicialmente estava marcada contra o Erick Koch, que se lesionou. Não acreditei quando me acidentei e fiquei fora da luta, que era algo que eu queria muito e pedi para o Ultimate manter meu adversário. Agora tive o tempo necessário para me preparar bem. Acho que eu fico motivado por ser uma grande luta, é uma superluta, que vai ficar na história, quando encerrar minha carreira todo mundo vai comentar desse combate. A motivação é enorme, eu chegava aqui nos treinos e procurava ganhar todo tipo de treino porque sei que vai ser épico - contou Aldo.
Recuperado dos ferimentos, Aldo iniciou o treinamento no fim de novembro. Com quase 20 confrontos marcados entre janeiro e fevereiro, o líder da Nova União, André Pederneiras, optou pelo trabalho com a base de lutadores da academia. Alguns reforços vieram, como Bruno Carvalho, experiente no muay thai, Davi Souza, medalhista pan-americano de boxe, e o atleta do UFC Gray Maynard, que ajudou o brasileiro para a luta contra Chad Mendes no UFC Rio 3 e já enfrentou Edgar três vezes na categoria dos leves.
Faixa-preta na arte suave, Aldo também se diz mais confiante no jogo por baixo.
Parceiro de treinos de Aldo, o atleta do Bellator Marlon Sandro também vê nos chutes o caminho para a vitória.
- O Edgar é um cara que não bloqueia chutes, mesmo movimentando... Ninguém nunca chutou ele tanto, o chute que ele recebeu na perna ele não bloqueia... E todo mundo sabe que o Aldo tem uma perna muito pesada, eu que o diga, a gente sofre aqui com os chutes dele mesmo com caneleiras quando ele quer bater forte, ele vai minar ali. O Aldo é um cara que tem um reflexo muito bom, uma esquiva muito boa, acho que ele vai conseguir ir para cima o tempo todo e quem sabe conseguir um nocaute ainda em pé.