Translate

Desfile das escolas do Grupo Especial do Rio começa neste domingo


Portela, Imperatriz, Mangueira e Unidos da Tijuca estão na primeira noite.
Várias ruas no entorno do Sambódromo serão interditadas.

Rodrigo ViannaDo G1 RJ
Após um ano de trabalho nos barracões da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, as 12 escolas de samba do Grupo Especial apresentarão os seus enredos a partir deste domingo (6), na Marquês de Sapucaí, no Centro da cidade. Do total de agremiações, nove disputarão o título de campeã do carnaval carioca. Atingidas por incêndio, Grande Rio, União da Ilha e Portela não vão concorrer.
Comissão de frente da Unidos da Tijuca (foto) surpreendeu em 2010 (Foto: Alziro Xavier / G1)Comissão de frente da Unidos da Tijuca (foto) surpreendeu em 2010 (Foto: Alziro Xavier / G1)

O público que for conferir os desfiles no Sambódromo fará uma viagem pelo cinema e pela medicina, sentirá medo e encontrará até insetos gigantes. As escolas prometem desfiles luxuosos e com muita cor. Campeã do carnaval de 2010, a Unidos da Tijuca vai apostar no enredo “Esta noite levarei sua alma”, do carnavalesco Paulo Barros para chegar ao bicampeonato.
saiba mais
  • Veja as principais interdições para os desfiles das escolas de samba do RJ
  • Garrafas de vidro, fogos de artifício e latas serão proibidos na Sapucaí
  • Série traz enredos das escolas de samba do Rio
Para não ter imprevistos, o folião precisa ficar atento ao que é e não é permitido levar para o Sambódromo. Apesar de ter lanchonetes no local, é recomendável levar água e fruta ou sanduíche. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), entre os itens proibidos estão isopor, garrafas, vidros e fogos. Uma capa, para se prevenir das chuvas, também é uma boa dica.
Por causa dos desfiles, várias ruas no entorno do Sambódromo serão interditadas. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o estacionamento estará proibido em diversos pontos. Apenas veículos autorizados poderão circular pelas vias interditadas. No caso de moradores, estes devem apresentar um documento que comprove o endereço de sua residência.
        ORDEM E HORÁRIOS DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO             
DOMINGO (6)                                  SEGUNDA-FEIRA (7)                           

Escola vai falar sobre as paisagens do Rio na Sapucaí  (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

1ª - São Clemente (21h)
União da Ilha (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1)

1ª - União da Ilha (21h)
Imperatriz fará viagem no tempo para contar a história da medicina (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
2ª - Imperatriz Leopoldinense
(Entre 22h05 e 22h22)

Salgueiro (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1)

2ª - Salgueiro
(Entre 22h05 e 22h22)
Águia (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
3ª - Portela
(Entre 23h10 e 23h44)
Mocidade Independente (Foto: Divulgação/Mocidade)

3ª - Mocidade
(Entre 23h10 e 23h44)
Tijuca (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

4ª - Unidos da Tijuca
(Entre 00h15 e 01h06)
Grande Rio (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1)

4ª - Grande Rio
(Entre 00h15 e 01h06)
Vila Isabel (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

5ª - Vila Isabel
(Entre 01h20 e 02h28)
Porto da Pedra (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

5ª - Porto da Pedra
(Entre 01h20 e 02h28)
Mangueira (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
6ª - Mangueira
(Entre 02h25 e 03h50)
Beija-Flor (Foto: Rodrigo Silva Vianna/G1)

6ª - Beija-Flor
(Entre 02h25 e 03h50)






































Público ganhará cartilhaPelo segundo ano seguido, o público que vai acompanhar os desfiles vai ganhar um roteirocom detalhes e curiosidades de cada agremiação. Como um verdadeiro jurado, o folião poderá entender e até avaliar melhor a apresentação das escolas. O livreto, em formato de bolso, é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio da Globo Rio.
Idealizado pelo historiador e pesquisador de enredos Marcos Roza, o Roteiro dos Desfiles, um guia bilíngue – português e inglês -, traz um resumo das informações que os julgadores oficiais recebem, permitindo que o público acompanhe os desfiles por dentro de todos os detalhes, como o significado de cada segmento, ala, fantasia e alegoria.
Os roteiros serão distribuídos gratuitamente nos camarotes, arquibancadas, frisas, áreas de atendimento aos turistas, sala de imprensa da Sapucaí e nos postos de informações turísticas da Riotur. Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o guia vai aproximar o público das escolas.
Se gostou, compartilha... :)