No México, a negociação de Rafa Márquez, do New York Red Bull, com o Flamengo é vista como complicada. Seu agente, Eric Soller, já descartou a ida do jogador. Não apenas pela falta de vontade, mas pela dificuldade no desfecho.
Nos Estados Unidos, o atleta tem os direitos federativos ligados à Liga (MLS), e os econômicos ao clube. A negociação deve ser feita primeiramente com a MLS, e depois com a diretoria do time.
- Dificilmente a MLS deixa sair algum atleta de nome sem o pagamento de uma multa, que no caso de Márquez, gira em torno de 5 milhões de dólares (cerca de R$ 9 mi). O próprio agente do jogador, Eric Soller, já disse que é a saída é improvável - explica Raul Gúzman, editor do jornal Récord, do México.
No Brasil, o representante do atleta confirma o interesse do Fla, já falado pelo vice de finanças Michel Levy:
- Realmente há o interesse do Flamengo pelo jogador e estamos conversando - disse o representante do atleta no Brasil, Jaílton Oliveira.
Márquez ainda faz parte da Seleção Mexicana, apesar de ter ficado de fora da última convocação. Especula-se no país que o jogador pode ter sido punido por indisciplina em seu clube.
- Em uma derrota do NY, ele disse que o clube não estava em seu nível. Mesmo dizendo que não foi bem interpretado, foi suspenso pelo clube, e ficou fora da convocação seguinte - contou Gúzman.
O técnico José Manuel de la Torre não confirmou nem negou a punição, mas garante que conta com seu capitão para a sequência da Seleção.