A Blackberry perde espaço no mercado de smartphones e o tablet dela Playbook vende abaixo das expectativas. David Butter comenta as novidades tecnológicas.
A Apple aposta com força no apetite dos brasileiros para aumentar as vendas de Natal. A gigante da tecnologia apresentou na mesma semana, no Brasil, o iTunes, a Apple TV e o iPhone 4S. Oito anos depois de estrear nos Estados Unidos, a iTunes Store desembarca no Brasil. A loja virtual da Apple traz, na bagagem, música de artistas de quatro grandes gravadoras. A segunda maior empresa do mundo se apressou em colocar no ar também a Apple TV. Com o aparelhinho, o usuário pode alugar filmes e clipes em HD pela internet. O mais esperado mesmo, sem dúvida, era o iPhone 4S. E teve fila em várias lojas do Rio.
O jornalista do G1 David Butter disse que a fila enorme típica da loja da Apple, em lançamentos como esse, é um diferencial da empresa, que outras marcas se esforçam para ter. Sobre o iTunes, David disse que pode se esperar uma nova prateleira para distribuir conteúdo de mídia, assim como a Apple TV, que entra como competidora da Netflix. “No caso do iPhone 4S, ele briga com o fato de o smartphone ser forte no Brasil, mas ainda ser nicho, e com o avanço do Android no país”, disse o jornalista.
E a Apple é a pedra no sapato da Research in Motion - a fabricante do Blackberry. A empresa vai perdendo espaço no mercado de smartphones e o tablet dela - o Playbook vendeu abaixo das expectativas. O resultado foi uma queda de 27% no lucro trimestral. A fabricante do Blackberry não vive um bom momento. Depois de enfrentar alguns problemas técnicos, a empresa vem tentando se reposicionar no mercado. David destacou que as notícias que vêm da empresa, nos últimos 12 meses são bem ruins. “Quem olha o mercado de tecnologia percebe que existe um descontrole interno, porque eles têm dois CEOs, que parecem não concordar muito entre si. Eles estão com problema para lançar a nova linha do Blackberry. E em poucos lugares eles são associados a algo jovem”, destacou.